Adriana Miranda

Ayurveda: o que são os doshas

A Márcia De Luca contou outro dia, aqui no blog, o significado da Ayurveda. Explicou que este é o sistema de cura mais antigo do mundo e que nos ensina que o ser humano é um microcosmo do macrocosmo que só terá saúde à medida que viver integrado com os ritmos da natureza (leia o post completo, aqui).

A Ayurveda classifica os seres humanos em “doshas”. Nunca ouviu falar a respeito? Os doshas nos ajudam a entender as constituições psíco-físicas da natureza das pessoas.

Os grandes elementos ar e espaço se unem para formar o dosha vata que significa aquilo que põe em movimento.

Os grandes elementos fogo e um pouco de água se unem para formar o dosha pitta que significa aquilo que esquenta.

Os grandes elementos água e terra se unem para formar o dosha kapha que significa aquilo que tem coesão.

Cada ser humano carrega em si proporções individuais e específicas de cada um dos doshas, já que temos os cinco elementos presentes em nós.

Como conhecer o nosso dosha?

As pessoas com predominância Vata são magras, leves, constituição frágil e franzina. Suas juntas e articulações são protuberantes por falta de teor de gordura. Têm cabelo e pele secos e sentem frio. Estão em constante movimento tanto físico quanto mental. São pessoas dotadas de imensa criatividade e poder de comunicação, mas em desequilíbrio se tornam ansiosas, agitas, inseguras e desenvolvem o medo como característica.

As pessoas com predominância Pitta são magras mas com bom teor muscular, sentem calor e tem a pele mista. Têm um imenso poder de digestão e metabolismo acelerado. São inteligentes, focados, determinados e grandes líderes. Em desequilíbrio se tornam impacientes, intolerantes, julgam e perdem o controle de seus atos.

As pessoas com predominância Kapha tem uma estrutura e estabilidade física maior do que os outros doshas com propensão a gordura e retenção de líquidos. Sentem frio e têm a pele e cabelos oleosos. São carinhosos, amorosos e se preocupam sempre com o outro. Em desequilibrio se tornam preguiçosos, letárgicos, melancólicos e tendem a ter depressão.

Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Quando começamos a entrar em contato com as nossas características fundamentais, nos conhecemos melhor e com isso, entramos em equilíbrio.