Adriana Miranda

Revelando os segredos da minha alimentação

Muita gente tem me perguntado, no Instagram e Facebook, o que eu faço para manter a minha forma física. Minha resposta sempre é: além dos exercícios, alimentação equilibrada! Adoro compartilhar meu dia a dia com meus seguidores e por isso resolvi fazer um post um pouco mais elaborado, com um apanhado geral de tudo que eu consumo durante a semana. Se ficar alguma dúvida, escreve nos comentários que terei prazer em responder, ok?!

Para começar, procuro ingerir nas principais refeições uma fonte de proteína e uma fonte de carboidrato. Com certeza, a proporção de proteína é bem maior que a de carboidrato, primeiro porque a proteína é muito importante para a construção muscular e, segundo, porque o carboidrato em excesso engorda! Então, me controlo para não exceder a mão. Preciso aqui confessar um segredo: sempre que possível, no almoço, eu peso o carboidrato que vou ingerir. Tenho uma balancinha que fica sempre em cima da mesa!

Então, por exemplo, se vou comer arroz ou macarrão integral, não ultrapasso 100g. Se a fonte de carbo for batata doce ou mandioca, por exemplo, como um pouco mais, 120/150g, porque são menos calóricas. Muita gente acha a balança um exagero: aqui em casa mesmo, meus filhos e meu marido acham desnecessário pesar a comida! Mas, para mim funciona!

Outra coisa que não abro mão é de excluir o carboidrato no jantar. Eu sei que existem muitas controvérsias sobre se a ingestão de carbo a noite engorda. Alguns especialistas acreditam que não. Eu particularmente acredito que sim, então, evito!

Uma outra coisa que é sagrada para mim é comer de três em três horas! Nunca fico mais que três horas sem ingerir alguma coisa, nem que seja só um iogurte. Primeiro porque isso acelera o metabolismo e segundo porque a gente fica com menos fome nas principais refeições.

Um erro que muita gente comete é pular o café da manhã. Para mim, o café da manhã também é sagrado! Adoro, aliás acho que é a refeição que mais curto! Já até falei sobre isso no meu instagram: segundo pesquisas, quem pula o café da manhã tende a engordar mais!

Normalmente, no café da manhã eu como: tapioca (duas colheres de sopa) com recheio de queijo cottage sem lactose e geléia diet por cima, uma fruta (banana, ameixa, kiwi, mamão, pêssego, nectarina, figo…), suco verde, leite vegetal (de arroz, de amêndoa, de aveia, de soja) e iogurte sem lactose! Às vezes, como também ovos quentes.

Como treino de manhã, meu lanche pós treino é: dois damascos secos e whey protein batido com bcaa e waxy maize.

No almoço, para começar, como um prato bem farto de salada, com muitos verdes, tomate, cenoura, pepino. Depois, vem o peixe, que adoro! Pode ser pescada, salmon e atum (uma vez por semana), linguado, tilápia, badejo… sempre grelhados, cozidos ou no forno! Às vezes, como peito de frango grelhado ou frango moído. A carne vermelha pra mim é dispensável, não como há muitos anos. Como fonte de carboidrato, gosto de arroz integral, preto ou vermelho, macarrão integral ou de arroz, quinoa, batata doce e mandioca cozidas ou no forno. Também consumo bastante legumes e verduras, como abóbora (adoro!), pupunha, aspargos, abobrinha, chuchu, escarola…

No lanche da tarde, sempre opto por alguma fruta fresca ou seca, como castanha do pará, de cajú e iogurte sem lactose.

No jantar, de segunda à quinta, como ovos (ótima fonte de proteínas) mexidos ou omelete (duas gemas e seis claras), com queijo cottage sem lactose, e algum legume ou verdura.

Nos fins de semana, me permito sair “um pouco” da dieta, mas, sem exageros! No jantar tomo um vinho, como alguma coisa um pouco mais calórica que gosto e que normalmente não como durante a semana, mas… sem enfiar o pé na jaca.

Conforme já falei antes, se a gente comer demais nos finais de semana achando que tá tudo liberado, com certeza vamos estragar todo o esforço que fizemos durante a semana e vamos engordar! Eu adoro doces, principalmente, os chocolates!!! São minha maior tentação! Como um pouquinho nos finais de semana, mas procuro controlar a quantidade!

De nada adianta a gente se matar de fazer exercícios, se não nos alimentarmos corretamente! Por isso, hoje em dia, levo muito a sério minha alimentação porque acredito que ela é fundamental para a saúde e para a boa forma física!

E, você? Também já fez uma reeducação alimentar? Se não, vale a pena tentar! Você vai se sentir bem melhor e sua autoestima também vai aumentar!

Boa sorte e beijos!!!