Adriana Miranda

Cuidado estético também é coisa de homem

A cada dia aumenta a procura dos pacientes do sexo masculino pela cirurgia plástica. Muitos homens desejam realizar algum procedimento para elevar sua autoestima, mudar algo que não os faz satisfeitos com seu corpo, ou até mesmo prevenir o envelhecimento, porém as vezes há um preconceito quanto aos tratamentos que podem ser feitos, principalmente devido a estigmas de cirurgia plástica ou até mesmo marcar uma consulta para esta finalidade. Os tratamentos para os homens, da mesma forma que para as mulheres, envolvem desde cuidados clínicos e procedimentos simples de consultório até cirurgias. Mas o tratamento é totalmente individualizado, respeitando as características masculinas para evitar qualquer estigma ou aspecto indesejável, tais como a linha de implante do cabelo, as características de contorno do corpo masculino, dos ângulos da face, as áreas de exposição em trajes de banho, implantação de pelos, entre outras. Na minha rotina de trabalho os tratamentos mais indicados, devido a maioria das queixas dos pacientes homens, são:

No consultório: tratamento com toxina botulínica, para prevenção e tratamento das rugas, principalmente do terço superior da face, bioestimuladores de colágeno, para prevenção e tratamento da flacidez e rejuvenescimento do rosto, preenchimento com ácido hialurônico (técnica MDCodes) para repor volume trazendo um “efeito lifting” da face e tratamento de sequelas de acne, que pode ser feito com diferentes recursos.

Cirúrgicos: lipoaspiração e lipoescultura, visando a retirada da gordura dos locais indesejados e aumento de volume nas áreas que precisam ser volumizadas ou até mesmo para “efeito lifting”, por exemplo da região glútea ou peitoral, correção de ginecomastia, que consiste da retirara da glândula mamária quando está aumentada no sexo masculino e lifting facial, muito indicado por via endoscópica por apresentar incisões menores e mais escondidas dentro da área capilar.

Homens, lembrem-se do Novembro Azul e pensem na sua saúde. Aproveitem esse mês de conscientização e prevenção para se tratarem em todos os aspectos e se sentirem mais felizes e com melhor autoestima. A hora de se cuidar é agora!

Dra. Camila Naif
Cirurgiã plástica pelo Hospital das Clinicas da FMRP-USP e especialista em cirurgia plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
Especialista em reconstrução de mama pelo Hospital Pérola Buygton.