Adriana Miranda

Dia do Lixo: fazer ou não fazer, eis a questão!

É comum os questionamentos em relação a fazer ou não o dia do lixo! Também chamado dia de folga, essa escapada da dieta em geral dura 24 horas ou se restringe a uma refeição semanal, onde é permitido comer alimentos menos nutritivos ou mais calóricos, como pães, pizzas e bebidas alcoólicas.

Seguir a risca uma dieta não é fácil! Por isso, quem é favorável defende que “matar” a vontade de comer um alimento não incluso no plano alimentar pode ser uma alternativa para evitar o abandono da dieta. Ainda, que o dia do lixo é importante para evitar o efeito platô, que é a adaptação do nosso organismo à dieta restrita, ou seja, quando paramos de perder peso.

Por outro lado, quando o corpo está habituado a uma alimentação saudável pode apresentar reações adversas – diarreia, náuseas, dores de cabeça, má digestão – ao ingerirmos alimentos ricos em farinha branca, açúcar e gordura. Além disso, esse hábito pode comprometer seu treino no dia seguinte (devido aos efeitos colaterais) e pior, se tornar frequente e com isso, adeus dieta. Por isso, o mais indicado é aproveitar apenas uma refeição no fim de semana, para matar aquela vontade de comer alguma guloseima. Mas, sem exageros ok? Lembre-se que o importante sempre é ter moderação!

Dra. Liliane Oppermann

CRM 123314

Médica Nutróloga, autora do Livro Mind Detox: 7 semanas para emagrecer, mudar o pensamento e a vida

@doutoraliliane / @opperlife

www.doutoraliliane.com.br