Adriana Miranda

Musculação × Treinamento Funcional: qual é o melhor?

Acho que muitos de vocês tem esta dúvida, não é? E realmente faz todo o sentido pois hoje temos tanta informação e opções,  que ficamos na dúvida do que fazer. Mas vamos por partes!

Treinamento Funcional: o que é o treinamento funcional?

A primeira coisa, e mais importante é esclarecer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Sendo assim, trabalhamos vários grupos musculares ao mesmo tempo, e não um único músculo por vez. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais da academia.

Além disso o treinamento funcional um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, e reduz o percentual de gordura, promovendo emagrecimento e definição muscular.

Mas a pergunta que não quer calar é: O QUE É MELHOR, MUSCULAÇÃO ou FUNCIONAL?

Depois de explicar o que é treinamento funcional você deve estar curioso em saber se este método substitui a musculação. A resposta para esta pergunta é: depende do resultado que você quer alcançar. O treinamento Funcional agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética.

Mas e se o objetivo é obter um corpo de fisiculturista? Nesse caso você precisará “pedir” auxílio à musculação, pois somente ela será capaz de gerar uma grande hipertrofia muscular.

Deixando mais resumido: na musculação o foco é a força, e no funcional o foco é a flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência, potência e todas as outras capacidades físicas que possuímos. Por isso, a junção dessas modalidades é o caminho para quem quer algo dinâmico e resultados mais rápidos.

No que diz respeito à perda de peso, é importante frisar duas coisas: na musculação você ganha massa magra, consequentemente acelera o metabolismo e a queima de gordura, porém é preciso DIETA e atividades aeróbicas para acelerar o processo.

Já o treinamento funcional emagrece porque movimenta vários grupos musculares em um mesmo exercício, o que leva ao aumento da frequência cardíaca, resultando em uma otimização da queima de gordura e em perda de peso. Mas…a dieta é tão importante aqui, quanto na musculação.

Quer uma dica? Independente da modalidade escolha aquilo que te faz feliz, motivado e te mantenha na atividade física, isso sim é o mais importante!!!

Beijos e até a próxima!
@carinarosin
@noivaemforma
www.noivaemforma.net