Adriana Miranda

Outubro Rosa: é mês de prevenção!

Nesse mês, nos conscientizamos e refletimos sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama. É o tumor maligno que mais acomete as mulheres depois do câncer de pele. O autoexame é muito importante e caso alguma alteração seja encontrada a paciente deve marcar uma consulta médica para ser avaliada. O exame de imagem é auxiliar no diagnóstico, mas não deve ser feito indiscriminadamente. Ele pode auxiliar o médico a fazer um diagnóstico precoce aumentando as chances de cura, mas não é um exame preventivo. Hábitos de vida adequados e saudáveis podem prevenir a doença.

O tratamento cirúrgico continua sendo o método mais utilizado para o tratamento do câncer de mama. A retirada total ou parcial da mama e os outros tratamentos necessários podem causar complicações físicas e psicológicas, fatores que podem influenciar de forma nociva a qualidade de vida e a autoestima das mulheres. A reconstrução de mama pode, e deve ser feita, quando a paciente possui condições clinicas e indicação pelo especialista, podendo trazer de volta a qualidade de vida e autoestima das mulheres. A reconstrução de mama pode ser feita imediata (ao mesmo tempo da retirada do câncer) ou tardia (em outro tempo cirúrgico). Para a reconstrução ser completa existem varias etapas cirúrgicas, desde a reconstrução do volume e da forma, até a aréola e o mamilo. Muitas vezes são necessários refinamentos e a simetrização, quando se faz a cirurgia na mama oposta para ficar mais similar e harmoniosa. Para cada caso, cada paciente, cada tratamento realizado anteriormente, existe uma indicação. Como sempre o tratamento é bem individualizado e deve ser bem planejado pelo médico e pela paciente.

Faça o autoexame e consulte seu médico periodicamente para avaliação de rotina e para adquirir orientação quanto aos hábitos de vida que possam lhe ajudar a prevenir doenças. Cuidar da saúde é sempre melhor e mais fácil do que tratar uma doença. Caso você já tenha sido submetida ao tratamento cirúrgico de um câncer de mama e deseja saber sobre ou realizar a reconstrução mamaria, procure um cirurgião plástico.

A hora de se cuidar é sempre agora!

Dra. Camila Naif

@camila_naif
Cirurgiã plástica pelo Hospital das Clinicas da FMRP-USP

Especialista em cirurgia plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
Especialista em reconstrução de mama pelo Hospital Pérola Buygton