Adriana Miranda

Mama acessória: aquela “gordurinha da alça do sutiã”

Muitas mulheres se queixam de um excesso de volume na região lateral das mamas, quase embaixo do braço, acometendo a região da axila algumas vezes. Mas poucas sabem que essa “gordurinha” que “pula”, ao usar uma regata ou um sutiã mais apertado, pode ser uma glândula mamária, chamada de mama acessória ou mama supranumerária que pode ou não ser acompanhada de um ou mais mamilos supranumerários, as vezes nem percebidos pela  paciente, ou confundido com um nevo. Pode gerar dor e desconforto, principalmente no período pré-menstrual e aumentar de volume na gestação até produzir leite, da mesma forma que as mamas. Mas também pode ser assintomático e causar o desconforto apenas estético para a paciente. Pode se apresentar uni ou bilateral.

Para saber se esse excesso de volume é de tecido gorduroso ou glandular é necessário uma avaliação médica e apenas com a história clínica e com o exame físico é possível fazer o diagnóstico em grande parte dos casos. É importante diagnosticar essa diferença pois os tratamentos são  também diferentes.

Caso você apresente algum desses sintomas ou queixas marque uma avaliação com um cirurgião plástico, tire suas dúvidas e realize o tratamento correto com segurança.

Dra. Camila Naif
Cirurgiã plástica pelo Hospital das Clinicas da FMRP-USP e especialista em cirurgia plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
Especialista em reconstrução de mama pelo Hospital Pérola Buygton.