Adriana Miranda

HIIT e Musculação: como combinar e turbinar os resultados?

Olá, queridos e queridas! Julho é um mês que muita gente fica com preguiça, mas vamos ver se consigo dar um ânimo para os treinos falando de um método mais dinâmico, como o HIIT, e em paralelo, explicar como a musculação pode ser intercalada com essa estratégia de treino.

Mas para começar, o que é HIIT? High-intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade. Ele apresenta muitos benefícios e é altamente eficaz na perda de gordura corporal, desde que seja feito da maneira adequada.

Quando falamos em método de treinamento HIIT, temos que saber que ele SEMPRE é feito na máxima intensidade possível. O foco é uma sessão curta, com exercícios feitos na mais alta intensidade possível, seguido de uma pausa também curta. Ex: tiro na esteira na sua maior velocidade 40 ” seguido por uma pausa de 40″ (claro que este é só um exemplo).

O que acontece é que este tipo de treinamento (de altíssima intensidade), faz com que você tenha uma queima de gordura por um tempo maior, acelerando o metabolismo por até 24h. Para que seja possível combinar os treinos de HIIT e musculação, precisamos saber que eles podem ser feitos na mesma sessão de treino, OU em dias alternados. Sendo o HIIT um treinamento aeróbico, mesmo que de alta intensidade, ele deve ser feito, na maioria dos casos, depois da musculação.

Importante: Para isso, precisamos ter em mente que este tipo de combinação de treino tem como principal objetivo o emagrecimento, seja para diminuição acentuada do percentual de gordura, seja para melhora da definição muscular.

Mas cada caso deve ser estudado antes de prescrevermos ou montarmos os programas de cada aluno.  Se você treinou perna por exemplo, o ideal é guardar o HIIT para o dia seguinte. Sendo assim, fará em dias ou até horários alternados. Se treinou membros superiores, nada impede que use o HIIT para melhorar seus resultados logo após o treino de musculação.

Além disso, outros aspectos devem  ser analisados: sono e alimentação são grandes responsáveis na hora de colher os resultados, por isso um  profissional de educação física, e um nutricionista são sempre grande aliados nesta conquista.

Beijos e até a próxima,

Carina Rosin

Personal trainer, Proprietária e idealizadora das empresas @noivaemforma e @mamae_emforma.