Adriana Miranda

As calorias do álcool: saiba como controlar sua dieta

Aqui no blog, sempre procuro passar dicas de saúde para quem busca uma vida com qualidade! Meus leitores já sabem que não abro mão do exercício físico e de uma alimentação saudável, mas, é claro que de vez em quando (nos fins de semana principalmente) eu abro uma exceção para consumir alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas. Hoje, convidei o Dr. José Luis Alvim Borges para falar sobre as calorias do álcool. Tenho certeza que vai ser muito útil pra você!

Beber uma taça de vinho é uma delícia, não é? Mas quando estamos de dieta, as bebidas alcóolicas são as primeiras a serem retiradas do nosso cardápio.

Para quem está vivendo esse momento e não quer se privar desses pequenos prazeres, é bom saber: cada grama de álcool metabolizado e oxidado por nossas células nos fornece 7 Kcal. Para comparação, os famigerados carboidratos nos fornecem “apenas” 4 Kcal/g. As gorduras são os alimentos com maior densidade calórica, com 9 Kcal/g.

Para controlar a dieta, é interessante que saibamos calcular o conteúdo calórico de nossas bebidas alcoólicas. Quantas gramas de  álcool a bebida contém é a primeira coisa que você precisa ter em mente antes de consumí-la.

O álcool vem expresso, no rótulo, em graus Gay-Lussac (o GL), que nada mais é que a quantidade de álcool em valores percentuais em relação ao volume total da bebida. Para fazer o cálculo em gramas é preciso utilizar um fator de conversão, que é aproximadamente 8.

Tomando como exemplo um vinho tinto com 13 graus GL, basta multiplicar estes 13% de álcool pelo fator de conversão 8: 13% álcool x 8 (fator aproximado de conversão) = 104 gramas por litro (g/l). Se quisermos saber a quantidade em uma taça de 150 ml é só multiplicar 104g/l x 0,15 = 15,6 g de álcool.

Como já sabemos, cada grama de álcool equivale a 7 Kcal. Assim, nossa taça teria 15,6 g de álcool X 7 Kcal/g = 109,2 Kcal. Para não complicar o cálculo, vamos desprezar nesse caso o conteúdo de açúcar no vinho seco, que é pequena. A mesma taça de um vinho do porto, com 20 graus GL e 100 g/l de açúcar residual teria 228 kcal.

Para um cálculo rápido do teor calórico de uma taça de vinho seco, basta multiplicar o grau alcoólico, indicado no rótulo, por 0,8 para obter a quantidade de álcool em gramas contida em 100ml de vinho. Por exemplo, uma garrafa com 14 graus GL, a conta é 14 X 0,8 = 11,2 g de álcool por 100 ml que multiplicado por 7 Kcal/g nos dá 78,4 calorias por 100 ml. Se a quantidade bebida foi de 250 ml, a quantidade de calorias aproximada é de 78,4 X 2,50 = 196 calorias.

Para a cerveja ou qualquer outra bebida a conta é igual, basta saber qual a quantidade de álcool em GL que contém a bebida.

Considerando-se uma lata de cerveja com 4 graus GL e 350 ml a conta simples é: 4 X 0,8 = 3,2 g de álcool por 100 ml que multiplicado por 7 Kcal/g nos dá 22,4 calorias por 100 ml e que multiplicado por 3,50 nos dá 78,4 calorias na lata de 350 ml.

Para comparação do conteúdo calórico das bebidas alcoólicas com alguns alimentos, lembrar que 1 xícara (60g) de granola com castanhas secas fornecem 300kcal, uma batata-doce assada contém 143Kcal. Um filé de linguado assado ou grelhado de 100g corresponde a 90kcal. Se o filé for de frango, sem pele, teremos 159Kcal.

Entendeu?

Agora fica mais fácil controlar a sua dieta!

Beber com moderação um vinho ou uma cerveja é muito prazeroso, mas se o seu objetivo é controlar o peso, já sabe: não exagere.