Adriana Miranda

Mais sobre a Ayurveda: alimentação para os diferentes doshas

No último post que a Márcia De Luca fez aqui no blog, ela falou sobre os doshas e como eles nos ajudam a entender as constituições psicofísicas da natureza das pessoas. Hoje, ela explica de que maneira a nossa alimentação pode ajudar a manter os doshas em equilíbrio.

Sabemos que cada ser humano é único. O que é bom para mim não necessariamente é bom para você porque somos intrinsecamente diferentes uns dos outros. Um grande ensinamento que a Ayurveda nos proporciona é o conhecimento sobre um poderoso sistema de cura, chamado terapia dos opostos.

Levando em consideração as características de cada “dosha”, devemos observar qual seria o oposto em cada situação para que assim, a gente consiga estabelecer equilíbrio à nossa vida.

“Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. –  ditado popular que encerra em si uma grande verdade.

Vamos começar então pela alimentação, já que ela é tão importante para nossa saúde.

Quem é Vata (agitado, ansioso, seco, frio e magro) deve otimizar alimentos mais consistentes que tragam energia e fortalecimento do corpo. Alimentos oleosos e quentes como sopas, caldos e guisados com molho são ideais.

Quem é Pitta (impaciente, irritado, úmido, quente) pode abusar de alimentos mais frios e crus como as saladas, já que elas tem uma boa digestão.

Quem é Kapha (letárgico, parado, oleoso, com propensão para engordar) pode abusar dos legumes verdes e alimentos mais secos.

E assim usamos o sentido do paladar para nos proporcionar o tão desejado bem viver!