Adriana Miranda

Cabelos: chega de queda!

A queda de cabelo, também chamada de alopécia, é uma das queixas dermatológicas mais comuns no consultório, sendo responsável por danos estéticos e emocionais que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes.

As alterações no ciclo de crescimento capilar resultam em aumento da queda dos cabelos e afinamento dos fios que causam o rareamento capilar ou aspecto de “cabelo ralo”.

Diversos fatores podem estar envolvidos no aumento da gravidade e velocidade de evolução desse problema de saúde, sendo que os principais são: alterações genéticas (alopécia androgenética masculina e feminina), deficiências nutricionais como ferro e outras vitaminas decorrentes de dietas radicais ou alimentação irregular, alguns medicamentos, estresses fisiológicos agudos (internações hospitalares prolongadas, procedimentos cirúrgicos, pós-parto, infecções graves e estresse emocional), afecções do couro cabeludo (infecções ou irritações pelo uso de produtos químicos usados nas tinturas e alisamento dos cabelos) e doenças crônicas como diabetes, hipotireoidismo, anemias ou doenças autoimunes.

O tratamento da alopecia deve ser direcionado conforme a identificação de uma das causas citadas, da maneira mais rápida possível,afim de se evitar o agravamento do problema e permitir uma melhor resposta ao tratamento.

Na maioria dos casos, obtém-se ótimos resultados terapêuticos através da associação das medicações com terapias alternativas como a mesoterapia capilar, laser fracionado e laser de baixa intensidade de diodo (LED’S).

LASER FRACIONADO (FRAXEL CAPILAR)-Atualmente, é a tecnologia mais moderna  para controle da queda  e estímulo do crescimento capilar.Ele atua no ciclo do pêlo, através da  ativação das células do bulbo piloso para a fase de crescimento capilar (fase anágena),acelerando este processo e, também, promovendo   aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo.

A técnica consiste  na aplicação do laser nos locais de rareamento capilar  com o intuito de promover pequenas lesões no couro cabeludo que facilitarão a penetração de medicamentos como fatores de crescimento, minoxidil, finasterida, biotina, pantenol,diretamente no bulbo piloso, permitindo nutrição e posterior crescimento dos fios.

MESOTERAPIA CAPILAR –Trata-se de um procedimento terapêutico não cirúrgico que consiste na administração de medicamentos através de injeções intradérmicas nas áreas do couro cabeludo com rareamento capilar, promovendo maior concentração e melhor atuação das substâncias no processo de crescimento dos fios, com  menor risco de absorção por outros órgãos do corpo e, consequentemente, menos efeitos colaterais sistêmicos.

LED’S (Diodo emissor de luz)-A terapia com LED’S consiste na aplicação de mais de 2 mil luzes  no couro cabeludo que agem através do princípio da  fotobioestimulação, ativando a microcirculação, potencializando a nutrição dos folículos pilosos pelos medicamentos aplicados na mesoterapia e, consequentemente, estimulando o crescimento dos cabelos.

Tais modalidades terapêuticas são bastantes eficazes no tratamento da queda capilar,permitindo crescimento e fortalecimento dos fios e costumam ser bem tolerados pelos pacientes.Além disso,podem ser aplicadas em indivíduos de ambos os sexos, com uma frequência semanal, quinzenal ou mensal ,a ser definida pelo médico responsável, de acordo com a necessidade de cada paciente, apresentando resultados, em média, com 8 a 10 semanas de tratamento.

Gostou? Se quiser saber mais, é só acompanhar nosso perfil no Instagram @clinicaotaviomacedo ou ligar para o telefone 11 3060-6666.

www.clinicaotaviomacedo.com.br