Adriana Miranda

Bem-estar

As mãos denunciam a idade?

As mãos denunciam a idade?

O que suas mãos dizem sobre você? Eu sempre tive manchas solares na face, no colo, nas mãos. E meu dermatologista, de quem eu sempre falo no meu Instagram, o Dr. Otávio Macedo, sempre me alertou sobre os exageros do sol.

Dia desses estive lá na clínica e resolvi fazer um tratamento de clareamento das melanoses das mãos. Foram dois tipos de laser, o Starlux e o laser Fraxel Thulium. A pele ficou bem sensível, mas depois de dez dias pude ver o resultado e: amei!

As mãos muitas vezes acabam sendo esquecidas nos tratamentos dermatológicos  e, como “vingança”, são elas que denunciam a idade, não é mesmo? Denunciam pela textura apergaminhada, pela magreza, pelos vasos e tendões muito evidentes e também pelas manchas do sol.

A maioria das pessoas até lembra de tratar as manchas, mas o envelhecimento cutâneo das mãos envolve dois processos principais: mudança na textura e perda de volume. A mudança na textura inclui não só pigmentação da pele, mas também atrofia (pele vai afinando) e aparecimento de rugas. A perda de volume ocorre por diminuição da gordura e do músculo.

Todas essas alterações resultam em maior visibilidade dos vasos e tendões, aspecto de fragilidade, perda de elasticidade e tônus. Mas, como combater tudo isso?

Os preenchedores dérmicos são opção viável para a reposição do volume perdido. A experiência anterior com outros produtos tais como ácido hialurônico, gordura e colágeno, mostrou eficácia limitada, particularmente em relação a breve duração. Além disso, nenhum desses preenchedores tinha em suas características a capacidade de tornar menos aparentes estruturas como veias e tendões. Recentemente, surgiu uma nova arma revolucionária para preenchimento não definitivo das mãos: a hidroxiapatita de cálcio.

A hidroxiapatita de cálcio é um composto absorvível pelo organismo já presente nos dentes e ossos humanos, sendo por isso improvável de causar reação. Uma excelente opção para quem quer resultados mais duradouros, mas que não quer correr o risco de preenchimentos definitivos e permanentes. O produto permanece por cerca de 2 anos no organismo, além de estimular a formação de colágeno e ácido hialurônico na região.

Usando apenas um produto conseguimos melhorar a textura, preencher/ dar volume e “camuflar” os vasos. Ou seja, seu efeito preenchedor ajuda a não deixar a mão tão magra, aumentando seu volume; seu efeito bioestimulador estimula a produção de colágeno e deixa a pele mais firme; e sua cor opaca reduz a visibilidade das veias.

Estudos já comprovaram que é seguro, bem tolerado e eficaz, com alto grau de satisfação, e melhora clínica progressiva por até 12 meses após a injeção.

E as manchas? Para resolver esse problema nada melhor do que a associação de Luz pulsada  (Starlux) com Laser Fracionado não ablativo 1927nm, conhecido como Thulium. Com apenas uma sessão dessas tecnologias associadas já é possível ver um resultado muito bom! Além de tratar as manchas, as duas tecnologias também estimulam o colágeno.

O laser fracionado não ablativo, trata ilhas/frações da pele, deixando áreas de tecido são, o que promove uma rápida recuperação. E o melhor, com anestésico tópico é um procedimento muito bem tolerado e com apenas leve desconforto.

Mas como tudo requer um certo sacrifício, é fundamental antes e após o procedimento, usar muito filtro solar e fugir do sol por 30 dias para garantir bons resultados!

E você? Já parou para observar as suas mãos?