Adriana Miranda

Perder peso X Perder gordura: qual a diferença?

Perder peso nem sempre é a mesma coisa que emagrecer. Essa afirmação pode soar paradoxal, mas na verdade tem uma explicação simples: o processo de emagrecimento está intimamente ligado à perda de gordura, enquanto a perda de peso pode acontecer por outros motivos, como por exemplo a perda de massa magra, ou muscular, o que é bem menos saudável.

Estudos mostram que quem procura reduzir medidas exclusivamente à base de dieta pode chegar a ter 50% da redução do peso obtidos a partir da perda de massa muscular, que, embora seja fundamental para manter o pleno funcionamento do metabolismo, ainda é mais fácil de ser convertida em energia imediata pelo organismo do que a gordura.

Por isso, é importante aliar a reeducação alimentar a uma combinação de exercícios aeróbios com um trabalho de fortalecimento dos músculos. Para quem está muito acima do peso, no entanto, essa preocupação pode ficar para um segundo momento: a prioridade nesses casos é realizar um trabalho voltado para resistência, com maior gasto energético e envolvimento de grandes grupos musculares.

Dra. Liliane Oppermann

CRM 123314

Médica Nutróloga, Escritora, Palestrante e Idealizadora do Método OpperLife Mind Detox.

@doutoraliliane, @opperlife

www.doutoraliliane.com.br