Adriana Miranda

Intolerância a lactose: é bom ficar de olho!

Todo mundo sonha em ter um abdômen sarado. Mas, às vezes, isso fica um pouco difícil, principalmente, se existir algum problema fisiológico!

Era o que acontecia comigo! Fazia muito exercício físico, musculação, aeróbico e tinha uma alimentação super regrada! Mas, minha barriga estava sempre estufada. Não era gordura, mas o abdômen ficava distendido!

Resolvi investigar mais a fundo e descobri, depois de algumas consultas com médicos gastroenterologistas e muitos exames, que tenho intolerância à lactose. Por isso, não conseguia ter um abdômen chapado!

Descobri depois de pesquisar bastante que, cerca de 50% dos adultos, no Brasil, têm algum grau de intolerância à lactose. Parece que o problema é mais raro na infância e vai aumentando com a idade.

Essa intolerância se dá por causa de deficiência de uma enzima, a lactase, que é produzida no intestino, e é responsável pela digestão do açúcar do leite.

Os sintomas podem ser variados, como cólicas, diarreia, distensão abdominal, flatulência e até enjoo. A solução é evitar a ingestão de laticínios e derivados, como leite de vaca, iogurtes e queijos. Ou então, consumir a tal enzima lactase, que pode ser encontrada em farmácias, em comprimidos ou sachês, toda vez que ingerir aqueles produtos.

Desde que descobri esse problema, parei totalmente com os laticínios e derivados. Achei a solução para ter um abdômen sarado, além, é claro, de ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente!

Substitui o leite de vaca por leites vegetais, que são uma delícia, como leite de soja, de arroz, aveia e amêndoas. Vario bastante e adoro!

Gosto muito de iogurtes e então substitui pelos sem lactose, que também são muito gostosos e existem muitas opções nos supermercados. Com relação ao queijo, costumo comer bastante o tipo cottage, também sem lactose, que é muito bom e super light.

Quando, eventualmente, consumo algum alimento com lactose , tenho sempre a mão meus comprimidos de lactase, que tem que ser tomados imediatamente. Assim, não me privo, de vez em quando, de comer algum doce, que, por sinal, adoro!

Hoje consigo ter um abdômen legal, graças à minha alimentação, à pratica de exercícios físicos, não só abdominais, mas também aeróbicos, e graças ao controle dessa intolerância!!!