Adriana Miranda

Intestino: nosso segundo cérebro

Essa semana aqui no blog, falei sobre como prevenir as doenças neurológicas. Hoje, trago a nutricionista Karina Al Assal para falar sobre o nosso intestino. Mas, o que tem a ver cérebro com intestino? É exatamente sobre isso que ela vem falar! Então não deixe de ler o post até o final!

Você sabia que existe uma relação entre cérebro e intestino? Ainda que esses dois órgãos pareçam distantes, eles estão totalmente conectados.

Você pode até duvidar, mas o equilíbrio intestinal é extremamente importante para regular nossas emoções, estado mental e até as nossas preferências alimentares.

Nosso intestino possui milhares de neurônios e fabrica cerca de 90% da serotonina, o neurotransmissor que nos traz sensação de felicidade e bem estar, assim como outros neurotransmissores importantes.

Além dessa produção de neurotransmissores, o intestino abriga bilhões de bactérias, a chamada “microbiota intestinal”. Essas bactérias ainda são capazes de se comunicar com o nosso cérebro, modulando nossos neurotransmissores e, dessa maneira, influenciando o nosso humor, emoções e reações.

Você já percebeu a sua imunidade cair depois de alguma grande emoção? Isso acontece justamente por conta da modulação dos neurotransmissores. Por isso, o equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para a manutenção da saúde do nosso organismo e sistema imunológico.

As bactérias que ficam no intestino estão relacionadas com o nosso peso. Caso tenhamos um desequilíbrio dessa microbiota, o que chamamos de disbiose, nosso organismo fica vulnerável a infecções, inflamações, desequilíbrios hormonais e metabolismo mais lento.

Te dou um exemplo: se você está treinando para ter um ganho de massa corporal e está com seu intestino em disbiose, você não vai conseguir fazer anabolismo, pois o que você consumir não será bem absorvido além de aumentar inflamação sistêmica, impedindo o ganho de massa magra. Então, para o seu treino surtir efeito, comece cuidando do seu intestino.

Quer saber como estimular o crescimento de bactérias boas em nosso intestino? Consumindo fibras solúveis e insolúveis, os chamados de probióticos, presentes em verduras, legumes, aveia e cereais integrais.

E antes de começar qualquer plano alimentar, não importa o objetivo, prepare seu intestino para receber uma alimentação saudável.

Até a próxima!

Dra Karina Al Assal