Adriana Miranda

Cuidado com o excesso de sal

O sal está muito mais presente na nossa alimentação do que imaginamos. Além dos exageros cometidos pelos brasileiros, muitos alimentos já vêm com uma alta quantidade do mineral. É o caso dos industrializados, como biscoitos pães, bebidas lácteas, macarrão instantâneo, entre outros.

O excesso de sal na alimentação, no entanto, pode acarretar vários problemas de saúde, por conta das quantidades de sódio presentes nos mais variados tipos disponíveis no mercado. O problema mais conhecido é a hipertensão, ou seja, o aumento da pressão arterial, mas o alto consumo de sódio também está associado à retenção de líquidos e sobrecarga dos rins e fígado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos ingerir 2.000mg de sódio por dia, o que corresponde a 5 gramas ou 1 colher de chá de sal, que deve ser distribuído entre todas as refeições.

Como os variados tipos de sal apresentam diferentes quantidades de sódio, substituir um pelo outro pode ser uma boa alternativa para manter a saúde em dia. Entenda as principais diferenças entre eles:

Sal de cozinha ou refinado – 400 mg de sódio/g

Mais conhecido e usado pelos brasileiros, é processado para reduzir as impurezas, o que causa redução no teor de minerais. Por ser refinado, suas partículas são menores e mais potentes.

Sal Marinho – 420mg de sódio/g

Retirado da superfície dos lagos de evaporação, tem os minerais mais preservados do que no sal refinado, por não passar pelo mesmo processo de redução de impurezas.

Sal Rosa ou Sal do Himalaia – 230mg de sódio/g

Com condições originais preservadas, é um sal mais puro e com a menor quantidade de sódio por grama. Mas, atenção, não adianta comer o dobro da quantidade. Embora seja o mais saudável, deve ser consumido com moderação.

Flor de Sal – 450mg de sódio/g

De sabor mais intenso e textura crocante, têm seus cristais retirados da camada superficial das salinas, sendo ideal para acrescentar após as preparações.

Sal Negro – 380mg de sódio/g

Tem coloração diferente por conta da sua composição – ácido sulfúrico e ferro – e um sabor diferente do sal tradicional.

Sal Havaí – 390mg de sódio/g

Por conta da presença de argila havaiana, rica em dióxido de ferro, apresenta coloração mais avermelhada.

Sal defumado – 395mg de sódio/g

Com um sabor especial, é defumado sobre chamas de madeira.

Sal Light – 197mg de sódio/g

Usado por pessoas com restrição de sódio na dieta, é composto por 50% de sódio e 505 de cloreto de potássio. Cuidado: pessoas com problemas renais não devem usá-lo.

Até a próxima,

Karina