Adriana Miranda

Como ter uma Páscoa saudável sem se render aos exageros da época

A Páscoa é uma comemoração que não passa em branco por muitas pessoas. Durante a consagrada festividade muitas famílias se reúnem para um banquete. Sem contar a tradicional troca de ovos de chocolate. Delícia, não é mesmo? E quase “sem querer” fica fácil arranjar todas as desculpas do mundo para cair em tentação e devorar quilos de chocolate e descuidar da alimentação.

Mas é possível passar o fim de semana de forma saudável e sem se render aos exageros. Durante os almoços em família, evite colocar tudo no prato de uma vez: comece com a salada, e depois parta para o prato principal. Assim você evita comer mais do que o necessário. Dê preferência às frutas ou sobremesas mais leves, e se for comer chocolate, não exagere no tamanho da porção.

Se você for o anfitrião, capriche nas escolhas: monte uma salada completa, com folhas, grão-de-bico, palmito, tomate. Cuidado na hora de preparar o molho; evite os gordurosos. Se o bacalhau não pode faltar à mesa, não esqueça de dessalgar bem, e prepare com azeite e muitas ervas frescas para diminuir a ingestão de sal. O arroz integral pode fazer parte do cardápio em substituição ao arroz branco para agregar nutrientes e fibras à refeição.

Dê preferência ao chocolate meio amargo ou amargo, com maior teor de cacau e menor quantidade de açúcar. O cacau é repleto de antioxidantes benéficos para a nossa saúde, portanto, o chocolate certo pode fazer parte de um cardápio saudável, desde que consumido com moderação.

Dra. Liliane Oppermann

CRM 123314

Médica Nutróloga

@doutoraliliane

www.doutoraliliane.com.br