Adriana Miranda

Reduza os efeitos da menopausa com os alimentos certos

Menopausa é o nome que se dá a última menstruação, ou seja, quando a mulher para de ovular, o que é uma indicação do final do ciclo de fertilidade, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos, sendo considerada uma fase natural da vida, assim como a puberdade.

Já a perimenopausa é o período no qual o organismo da mulher está se preparando para a menopausa. Nessa fase, os ovários diminuem gradativamente a produção de alguns hormônios, o que gera a aparição, em algumas mulheres, de sintomas como ansiedade, pele seca, fadiga, dores de cabeça, insônia, ondas de calor, irritabilidade, diminuição de libido e ganho de peso.

Mas calma, não precisa se desesperar, o organismo logo acha um equilíbrio hormonal e esses sintomas vão, com o tempo, desaparecendo. É claro que este novo organismo requer cuidados diferentes e específicos, como uma dieta equilibrada e atividades físicas e é aí que algumas das minhas dicas podem ajudar:

(1) Aumente o consumo de proteínas para evitar a perda de massa magra e acelerar seu metabolismo. Além de dar disposição, diminui o risco de osteoporose.

(2) Coma alimentos ricos em fitoestrógenos, substância com função semelhante a do estrógeno. Eles são encontrados na soja, linhaça, oleaginosas, maçã e grãos integrais.

(3) Diminua a quantidade de carboidratos refinados como pão branco, massa, farinhas em geral e açúcares. Esses alimentos podem aumentar o ganho de gordura abdominal e piorar as ondas de calores. Substitua-os por carboidratos integrais como arroz integral, batata doce, abóbora, mandioca, mandioquinha e quinoa.

(4) Consuma abacate com regularidade, já que a fruta possui uma substância que diminui os hormônios do estresse e, por consequência, ajuda na perda de gordura.

(5) Beba bastante água para ajudar na hidratação da sua pele.

(6) Pratique atividade física.

Com uma alimentação equilibrada, tenho certeza que você vai tirar de letra essa fase e aproveitando-a com saúde e qualidade de vida.

Até a próxima,

Karina Al Assal

Nutricionista Clínica e Funcional

@karinaalassal