Adriana Miranda

Não a intolerância!

Vivemos um momento conturbado em nossa sociedade. A intolerância está presente em todo lugar e a todo momento! Temos presenciado situações terríveis de preconceito! Você sai às ruas, já deve ter percebido.

Existem diversas formas de intolerância: racial, sexual, religiosa, politica, etc. Há pouco tempo, assistimos a um massacre em uma boate gay em Orlando; não sabemos ao certo se a motivação foi religiosa ou sexual (homofobia). Aliás, nem precisamos ir tão longe para presenciar cenas de preconceito. Muitas vezes do nosso lado esses comportamentos se repetem.

O que leva pessoas a adotarem essa postura? Chegar até a matar em nome de um ideal, na defesa de um “princípio”?

Intolerância com a diversidade de pensamento! Mas por quê? O que leva uma pessoa a se incomodar com as escolhas pessoais da outra, sendo que isso não diz respeito a ela?!

Chego a pensar que as situações de pressão que vivemos em nossa sociedade, em busca do estereótipo do corpo perfeito e status social – imposto muitas vezes pela mídia – contribuem para que algumas pessoas se incomodem com outras. Mas, se formos olhar para dentro, o que realmente queremos?

Na minha opinião, devemos olhar mais para dentro do que para fora. Devemos buscar a felicidade nas pequenas coisas, como em uma boa conversa com amigos, em um passeio no parque para contemplar a paisagem ou numa caminhada pelo bairro, num passeio de bike, numa refeição em família, assistindo a um bom filme e por aí vai…

O exercício de olhar para dentro faz com que sejamos menos ambiciosos e nos torna seres humanos mais dóceis. Não é verdade?

Uma coisa é certa: intolerância e preconceito, NÃO!!! Jamais e em tempo algum!