Adriana Miranda

Exercício físico: ainda é tempo de começar!

Estou cada vez mais intencionada em trazer a opinião de médicos e profissionais da saúde para ajudar quem, assim como eu, se preocupa em ter uma vida com qualidade! Aqui no blog, sempre haverá espaço para que eles possam nos orientar! Hoje, o post é do Dr. Paulo Alvim Borges, médico ortopedista do Hospital Sírio-Libanês. Vejam:

Possivelmente qualquer pessoa que conhecemos já escutou a frase: “você não tem mais idade para isso”. No que diz respeito a exercício, percebemos que essa realidade está cada vez mais longe.

No mundo moderno, em que academias para pessoas de faixa etária mais avançada se tornaram um nicho de mercado, só tenho a confirmar o que esses estabelecimentos rogam e oferecem: exercício, quando bem feito, faz bem em qualquer idade!

Após a quarta década de vida, todos os seres humanos estão propensos a alguns problemas osteomusculares mais comuns. Na ortopedia, é comum escutarmos associação de idade com problemas nos ossos, nos joelhos, nos ombros e nas costas. O que muitos não sabem é que a idade provavelmente ainda não chegou e o exercício pode justamente protelar a maioria desses problemas e não agravá-los, como rezam as crendices populares.

Com exercícios físicos, tratamos muitas situações que aparecem com a idade: a osteoporose é combatida, o fortalecimento das coxas previne a dor na artrose do joelho, o condicionamento lombar e abdominal ajuda nas dores das costas.

Com exercícios adequados, eliminamos em boa parte dos casos aquela bursite chata dos ombros. A qualidade do sono, capacidade respiratória e humor melhoram com a atividade aeróbica. Entre outros muitos exemplos.

Entretanto, como poucos sabem, o exercício para esse fim deve ser muito bem recomendado, indicado e supervisionado, preferencialmente por profissionais de saúde, educadores físicos, fisioterapeutas e, principalmente, o médico.  Se mal realizado, o exercício pode fazer mal em toda faixa etária, porém certamente isso é mais fácil de ocorrer nas faixas etárias mais elevadas.

Por fim, para aqueles que acham que já tem muita idade acreditem, nunca é tarde para começar.

Dr. Paulo Alvim Borges, médico ortopedista do Hospital Sírio-Libanês. Título de Especialista em Ortopedia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.