Adriana Miranda

Sim, nós somos assimétricos!

Muitas pessoas nunca repararam, mas se olharmos com atenção um lado do nosso corpo e o outro, podemos perceber que não são 100% idênticos.

Algumas pessoas percebem isso cedo, outras depois de um certo tempo, já que conforme envelhecemos algumas mudanças da idade também não são totalmente iguais dos dois lados da face e do corpo, e algumas dessas diferenças pré-existentes também podem ficar mais evidentes com o tempo.

Com a cirurgia plástica, tratamentos cirúrgicos ou cosmiátricos, grande parte das vezes é possível reduzir essas pequenas assimetrias, quando pertinente e quando há uma indicação correta, mas o paciente deve entender que é normal não sermos totalmente simétricos, inclusive se pegarmos uma foto e copiarmos um lado espelhando para o outro nós mesmos nos estranharíamos. Curioso não?

Se a sua assimetria o incomoda, procure um médico especialista para uma avaliação e descubra qual a melhor indicação de tratamento para o seu caso.

Camila Naif
Cirurgiã plástica pelo Hospital das Clinicas da FMRP-USP e especialista em cirurgia plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
Especialista em reconstrução de mama pelo Hospital Pérola Buygton