Adriana Miranda

Benefícios do treino de hipertrofia na melhor idade

Nos últimos tempos, tenho trazido várias dicas sobre como o exercício físico pode beneficiar a nossa saúde, ajudando na perda de peso e no ganho de massa muscular. Hoje, o personal Luis Felipe Pio vem falar sobre o treino de hipertrofia na terceira (e melhor) idade.

O treinamento de força é o que há de melhor para o ganho de massa muscular, especialmente para pessoas que chegaram à melhor idade e que, por esse motivo, lutam constantemente para não regredir aos avanços físicos conquistados com tanto esforço e dedicação.

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), o treinamento de força é o exercício mais indicado nessa fase da vida e ele deve vir antes da atividade aeróbia, e não depois, como é feito na grande maioria dos casos. Se você não sabia, agora já sabe!

Um programa regular de fortalecimento, combinado com exercícios aeróbicos é fundamental para ajudar a reduzir ou prevenir muitos declínios funcionais associados ao envelhecimento.

Ao saber disso, pergunto: você ainda tem dúvidas se deve ou não começar a treinar? Então vou falar sobre os principais benefícios do treinamento de força:

Melhora a força funcional e a flexibilidade, isto é: você se mantém segura e deixa de ficar vulnerável à quedas e lesões.

Aumenta a massa óssea e a densidade do corpo. Os exercícios de resistência te ajudam a se proteger contra a osteoporose, mantendo os seus ossos fortes e menos propensos à fraturas.

Aumenta a força muscular. Geralmente, os adultos perdem entre 2 a 3 kg de músculo a cada dez anos. A hipertrofia e o treino de força atuam na prevenção da perda de passa muscular.

Diminui a gordura corporal. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Profissionais de Fitness dos EUA sobre treinamento de força, é possível perder até 1,8kg de gordura após três meses de treinamento, mesmo nos casos de aumento de ingestão calórica diária em 15%.

Reduz a pressão arterial.

Reduz a dor lombar. A pesquisa mostrou que o treinamento de força pode aliviar a dor lombar, que é a dor mais frequente nos adultos da melhor idade.

Reduz a dor de osteorartrite e artrite reumatóide.

Reduz os sintomas de outras doenças crônicas, como depressão, doenças cardíacas, diabetes do tipo 2, osteoporose e até distúrbios de sono.

Melhora a aparência pessoal, o que leva ao aumento da autoconfiança e autoestima.

Aumenta a serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de “bem estar”.

E agora, está convencida?

O American College of Sports Medicine recomenda dois ou três dias por semana de treinamento de força. Como acontece em qualquer programa de condicionamento físico, não se esqueça de conversar com seu médico antes de começar.

Depois, mostre pra gente os resultados!

Luis Felipe Pio
Cref 046673-P/SP
Instagram: @lupio78