Adriana Miranda

Diagnóstico e prevenção de lesões pré-malignas e do câncer de pele

O  MAPEAMENTO DIGITAL DE NEVOS (“PINTAS”) é chamado de dermatoscopia, microscopia de epiluminescência ou microscopia de superfície é  uma técnica de imagem in-vivo, não invasiva, que permite a visualização macroscópica da superfície e de estruturas de camadas mais profundas da pele.

Este recurso, a dermatoscopia digital, utiliza uma fonte de luz que exibe um aumento que varia de 10 a 90 vezes, o que permite o diagnóstico precoce de lesões suspeitas de câncer de pele.  A sensibilidade diagnóstica para melanoma aumentou de 74% a olho nú para até 90% com o auxílio do dermatoscópio.  Baseado em critérios dermatoscópicos bem definidos, muitos algoritmos foram criados para auxiliar na diferenciação entre lesão benigna e maligna.

O FOTOFINDER  é um moderno equipamento com tecnologia alemã, que armazena e compara imagens da pele e dermatoscopia digital, de extrema importância na pré-avaliação de lesões pigmentadas, possibilitando assim, o mapeamento corporal e monitoramento na evolução dos nevos (“pintas”) em todas as regiões do corpo.

Pacientes com múltiplas “pintas”, história pessoal ou familiar de Câncer de pele (melanoma ou não-melanoma), pele ou olhos claros e queimaduras de sol (descascar após exposição solar) na juventude têm indicação de realizar exame de dermatoscopia digital e mapeamento corporal no mínimo 1x  ao ano.

Gostou? Se quiser saber mais, é só acompanhar nosso perfil no Instagram @clinicaotaviomacedo ou ligar para o telefone 11 3060-6666.

www.clinicaotaviomacedo.com.br