Adriana Miranda

Uma reflexão sobre a ética nos dias de hoje

Vivemos um momento muito conturbado em nosso País. São diversas as razões, mas sem dúvida a ética é a principal.

Lembro quando pequena do esforço dos meus pais e educadores em me fazer entender o conceito de ética. Eles diziam: “Tome cuidado com seus brinquedos e de seus amiguinhos, fale sempre a verdade, respeite os mais velhos, não deixe comida no prato, cuide de sua irmã, faça a lição de casa antes de brincar, escove os dentes depois das refeições, respeite as pessoas por mais humilde que sejam, é importante saber o hino nacional” e por aí vai.

A ética tem que ser incutida, entendida e elaborada desde a primeira infância. O que assistimos hoje é um grande teatro onde a palavra ética não existe.

Furar a fila é sinal de esperteza.

Que legal levar vantagem no trânsito,

Parar o carro na vaga de deficiente só por alguns minutos,

O garçom errou na conta, que bom!,

Carteirinha de estudante falsificada para pagar meia entrada,

O político rouba mas faz….

Não teremos um País melhor, enquanto não tivermos ética. Sim, ética em tudo. E o esporte não escapa dessa realidade:

Quando vamos para o alto nível é o doping o vilão. Quem é o homem mais rápido do mundo? O que ele toma para atingir resultados espantosos?

O outro ganhou sete vezes o Tour de France, a prova mais importante do ciclismo mundial, como? Utilizando todas as substancias proibidas possíveis e pior: jurando de pés juntos  que nunca tinha tomado nada.

Na academia, vejo a evolução de uma pessoa em poucos meses e me pergunto, por que tive que treinar tão duro durante anos para conseguir ficar bem e essa pessoa consegue isso em pouco tempo?

Passado algum tempo, tudo aquilo desaparece e vejo que era transitório. Obviamente, a pessoa usou algum artificio para chegar lá tão rápido.

Nas eleições as promessas se sucedem, impossíveis de serem atingidas de acordo com os especialistas, mas o politico garante que conseguirá, baseado em quê? Baseado na falta de ética, afinal para ganhar a eleição vale tudo!

Chega!!!

Basta!!!

Vamos repensar!

É preciso ter ética em TUDO, sem vantagens escusas, ajudando o próximo, sendo solidário e verdadeiro, fazendo algo que dependa do seu esforço e dedicação! Aí acordo, é tudo um sonho, mas que sonho bom, prefiro continuar sonhando a perder a minha ética!