Adriana Miranda

Musculação: uma das coisas na vida que gosto muito

Eu faço musculação há muitos anos e como já falei várias vezes aqui no blog, no Facebook e no Instagram, eu amo! Em cada fase da minha vida, ela teve sua participação. Já treinei sozinha, com personal, com o marido (com quem treino hoje) e, se bem feita e acompanhada de alimentação correta, a musculação traz resultados surpreendentes!

Todo começo é um desafio para quem não treina. Aos poucos é que a gente vai se adaptando com os aparelhos, tomando consciência do próprio corpo e evoluindo. Hoje posso dizer que treino com muito mais foco e concentração do que quando comecei. Aprendi que é imprescindível fazer os exercícios corretamente, fazer intervalos curtos entre as séries, não conversar, não falar ao celular durante o treino. Se o foco é obter resultados, essas regrinhas são essenciais!

Muita gente, quando vê os vídeos que publico, me pergunta porque não coloco muito peso. No passado, já fiz isso! Mas, hoje procuro preservar minhas articulações e coloco pouco peso, mas capricho na execução e faço muitas repetições! Assim, também não ganho tanto volume, mas ganho mais definição muscular!

Mas, de nada adianta treinar muito, suar a camisa, se não fizermos a alimentação adequada!

Muita proteína e carboidrato com moderação são essenciais! Faço também suplementação com whey protein e BCAA, que ajudam na construção e recuperação muscular.

Por outro lado, nem tudo se resume a quantos quilos você levanta! Outros detalhes podem fazer muito mais diferença, como a amplitude e a velocidade do movimento. A técnica é muito importante para atingir toda extensão da fibra muscular. Se a execução for muito rápida, a tensão não é suficiente para ter algum ganho.

Outro ponto importante é a respiração. Não se deve segurar o ar durante o exercício, mas sim procurar respirar naturalmente!

Como falei acima, respeitar os intervalos entre as séries também é fundamental! Não podemos fazer intervalos muito longos porque o músculo esfria e isso diminui os benefícios do exercício. Mas também temos que respeitar o período de 30 segundos de descanso que é o tempo de recuperação do músculo.

Uma dica: troque de vez em quando sua rotina de treino. Assim, sua musculatura é sempre desafiada. Também, você pode alterar a carga, número de repetições e tempo de intervalo.

É essencial definir seu objetivo e focar nele: se quiser ganhar massa magra, dê prioridade à musculação e diminua a quantidade de atividade aeróbica. Mas, temos que tomar cuidado para não exagerar, porque se ultrapassamos o que o nosso corpo aguenta, corremos o risco de sofrer os efeitos do overtraining, como queda da imunidade, perda de condicionamento físico, de força e resistência! O cansaço em excesso atrapalha a fase de recuperação pós-exercício.

Um cuidado muito importante que você deve ter se optar por fazer musculação: ter sempre a orientação de um profissional da área para não correr o risco de executar os exercícios de forma incorreta e de sofrer lesões!

Então, que tal fazer musculação? Eu recomendo!!