Adriana Miranda

Cuidados essenciais com a atividade física após os 50 anos

O exercício físico é importante em todas as fases da vida e não é aos 50 ou mais que essa necessidade irá cessar. Mas antes de começar a se exercitar, consultar um médico para fazer um check-up e verificar se está tudo ok com a sua saúde, é fundamental.

A natureza não costuma facilitar para essa faixa etária, enquanto uma mulher de 25 anos com 60 quilos, tem 27% de gordura na composição de seu peso, a mulher de 50 anos e mesmo peso terá 40% de gordura corporal, ou seja, perdemos músculos e ganhamos gordura com o passar do tempo.

Nesse caso, a musculação passa a ser fundamental para que essa perda seja menor, especialmente depois dos 50 anos, evitando também que tenhamos perdas de massa óssea, ou a famosa osteoporose.

O corpo também perde água e uma das consequências é a diminuição da espessura dos discos intervertebrais, que são formados por uma camada fibrosa e cheios de água. Discos mais finos, menos mobilidade na coluna vertebral. Além disso, a própria ação da gravidade já contribui para o problema. Aqui o mais importante é o descanso e principalmente as noites bem dormidas, período em que os corpos das vértebras fazem uma transferência de líquidos para os discos intervertebrais. Por isso correr todo dia pode não ser mais tão bom para a coluna vertebral entre as pessoas da terceira idade.

Mas a caminhada é uma ótima opção.

Por conta de todos esses processos naturais da lei da vida, a atividade física é tão mais importante quanto mais velhos ficamos, porque é uma das formas de diminuir a ação do tempo. Entretanto, não significa treinar muito e sim na medida certa de cada um. Ao contrário que possa parecer para algumas pessoas, a orientação profissional acaba sendo mais importante porque a carga de treinamento deve ser adequada à idade, levando em consideração o passado esportivo e os hábitos de vida saudável de cada indivíduo.

Dicas importantes:

– aumente e controle a ingestão de água, pois a tendência é sentir menos sede.

– intercale e faça exercícios de força pelo menos 3x na semana.

– tenha uma alimentação de qualidade, e feita sob medida para você.

– não deixe de se alongar todos os dias. A falta de mobilidade articular podem gerar lesões durante os exercícios.

– tenha sempre um profissional de educação física para orientá-lo.

Espero que tenham gostado.

Beijos e até o próximo post!

Carina Rosin

Personal trainer, Proprietária e idealizadora das empresas @noivaemforma e @mamae_emforma.